Miri
A importancia do ácido fólico na gestação:

O ácido fólico é um nutriente muito importante para as grávidas, porque ajuda a prevenir doenças do tubo neural no bebê, como a espinha bífida (quando a medula espinhal não se fecha por completo), e pode diminuir o risco de abortos espontâneos. O problema é que é praticamente impossível consumir a quantidade de alimentos necessária para se chegar à dose ideal da vitamina durante a gestação.

Por esse motivo os médicos costumam prescrever um suplemento. O ideal, segundo os especialistas, é já estar tomando suplemento antes mesmo de engravidar, porque o desenvolvimento fetal é rápido no início da gestação, e os tubos neurais dos fetos se fecham durante as quatro primeiras semanas da gravidez.

Tanto que, nos Estados Unidos, os ginecologistas até recomendam que todas mulheres em idade fértil tomem ácido fólico, independente de estar ou não planejando uma gravidez, e no Brasil as farinhas de trigo em geral são enriquecidas com a substância.

Também conhecido como folato ou vitamina B9, esse ácido faz parte do complexo B. Seu corpo precisa dele para produzir glóbulos vermelhos, assim como norepinefrina e serotonina (componentes químicos do sistema nervoso).

Os obstetras geralmente indicam uma dose diária de 400 mcg de ácido fólico no primeiro trimestre da gestação, além de recomendar uma dieta rica em folato para reduzir os riscos de alguma alteração congênita no bebê.

Uma vez que você chegue ao segundo trimestre, o suplemento não é mais necessário, embora seu uso contínuo não prejudique você nem a criança.

A falta de folato na alimentação pode levar a um tipo de anemia conhecido como anemia por deficiência de folato. Os sintomas, como cansaço e fraqueza, são semelhantes aos da anemia por deficiência de ferro (ferropriva).

Uma leve falta de folato no organismo pode causar alterações de humor e irritação. Se tiver dúvidas quanto à sua dieta, converse com seu médico e veja se é o caso de consultar um nutricionista.

Mulheres que tiveram um filho com algum defeito no tubo neural têm maior risco de gerar outras crianças com o mesmo problema. Se for o seu caso, o médico irá prescrever uma dose bem maior de ácido fólico -- 5 mg -- um mês antes de você tentar engravidar e a manterá tomando o suplemento durante o primeiro trimestre.

Os obstetras também costumam recomendar doses mais altas de ácido fólico para mulheres que tomam certos tipos de medicamento, como anticonvulsivantes para epilepsia.

Além dos suplementos, tente manter uma dieta saudável que inclua alimentos ricos em ácido fólico, como as verduras verde-escuro. Uma boa porção diária de salada é um ótimo começo. Veja a seguir algumas outras sugestões de fontes da vitamina:

• couve

• batata grande (daquele tipo para assar com casca)

• feijão fradinho

• gérmen de trigo

• aspargos

• mamão papaia

• brócolis

• laranja

• ovo cozido

• salmão

carne vermelha

Observação: Não cozinhe as verduras e legumes demais, porque isso acaba com o ácido fólico. O ideal é cozinhar os alimentos em um panela tampada, com o mínimo possível de água fervendo. Tente comer vegetais ligeiramente cozidos no vapor ou simplesmente crus.

Fonte: babycenterbrasil
Marcadores: , | edit post